sábado, 26 de fevereiro de 2011
1.0 que anda x 1.0 que economiza
Antes de começar, preciso brindar a este primeiro post! viva!
Mas porque começar falando de algo tão desagradável? Simples. Os motores populares respondem pela metade dos veículos vendidos no Brasil. E praticamente todos nós tivemos, temos ou teremos um 1.0 na garagem. Então vamos lá:
Lá no iníco dos anos 90, o Fiat Uno inovou seu segmento com um motor de 994 cilindradas. Os 48 cavalos garantiam economia de combustível, elevavam a relação custo x benefício e marcavam a nova era dos carros nacionais.
De lá para cá muita coisa mudou. Estes motores evoluíram e hoje se apresentam com quase o dobro de força. 1.0 hoje chega a ter 80 cavalos, equipa carros maiores (como é o caso do Renault Sandero e algumas versões da Ford Ecosport) e, como no Mille e no Gol, possui o mostrador "econômetro" no painel de instrumentos - que promete ajudar o motorista a minimizar o gasto de combustível.
Esta matéria é para os que reclamam de seus "mil". Precisamos entender de fato quando devemos optar por estes motores.
Fico dividido entre opiniões de proprietários. Uns consideram seus carros muito econômicos. Outros reclamam que não sobem ladeira. Temos os que acreditam ter verdadeiras supermáquinas 1.0 na mão, defendendo com unhas e dentes sua cavalaria. Vamos entender o que acontece?
Carros 1.0 não foram feitos para andar. Carros 1.0 foram feitos para economizar. Este é o primeiro ponto. Então se você quer economia, escolha um desses.
Mas aí você diz: "meu carro é 1.0 e é muito esperto!". Sim, acredito que seja, como acontece em especial com os zetecs e os volks. Mas então vai a triste notícia: Seu carro não é econômico. Você não percebeu?
Agora vamos para a explicação. Estes motores não foram feitos para fazer força. E força está diretamente ligada à combustível. Logo, se seu 1.0 anda bem é porque faz muita força. Muita força, muito combustível.
Economizar combustível não está no carro, e sim no condutor. A forma como você dirige reflete no seu bolso, e quanto mais você pisa no pedal do carro mil, mais dinheiro sai da sua carteira. Se seu objetivo é economizar, você precisa se reeducar. Então não tente arrancar e fazer de 0 a 100 em 8 segundos quando o semáforo ficar verde. Seja consciente, vá com calma, progrida as marchas respeitando os limites do seu carro. Com o carro cheio, desligue o ar ao subir a ladeira. 2 minutos com ele desligado não vão te derreter. Além disso, não tente subir rápido. Ultrapassar na ladeira, nem pensar. Não aposte corridas, não tente andar a 130km/h.
Bom, se você achou estes procedimentos absurdos, você é o público do carro 1.6. Este motor se torna mais econômico para motoristas com este perfil, pois a força que faz para tirar a massa do carro da inércia é muito menor que no 1.0.
Pense nisso a partir de hoje. Espero ter te ajudado!
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